Hoje em dia estamos todos sempre correndo, constantemente conectados e, consequentemente, nossas  memórias e mentes estão demasiadamente cheias. As consequências disso são diversas e vão da simples dor da cabeça, passando pela dor na coluna (causada pelo excesso de horas trabalhando em frente ao computador), chegando a crises severas de estresse, ansiedade e outros males oriundos do século XXI. Eu mesmo, por ser um profissional freelancer, vivo cansado devido ao excesso de informação que a profissão demanda, quer dizer, vivia, até decidir expandir a visão e procurar alguma forma alternativa de relaxar e retomar as rédeas e o foco.

Como forma de “esvaziar a mente” e encontrar um pouco de paz em meio ao caos do nosso dia a dia corrido, cada vez mais as pessoas tem procurado a meditação como forma de terapia. Recentemente a ciência deu um passo a frente ao incluir em seus estudos a prática como forma de aliviar as dores causadas pelo estresse em pacientes que enfrentam tratamentos agressivos na luta contra doenças como o câncer, por exemplo. Os resultados têm sido significativamente positivos e muitos pacientes passaram a usar a meditação como terapia de apoio em seus tratamentos.

Além de aplicada em ambientes hospitalares, uma das  técnicas mais procuradas de meditação é o mindfullness. Utilizada até em ambientes corporativos como o Google, a sua aplicação trata de te fazer prestar atenção plena no funcionamento do teu corpo, nos teus sentidos e no agora. Com dias de aplicação da mesma é possível observar um avanço incrível na capacidade de administrar melhor situações que vão das mais banais, como sentir o sabor dos alimentos, responder a um questionário, escrever e respirar conscientemente, trazendo assim melhoria na qualidade de vida de quem adota a prática.

O Headspace, app maravilhoso que tem sido a salvação da saúde mental de muita gente, é um dos mais populares do ramo e tem conquistado cada vez mais usuários e adeptos do “movimento zen digital”. Mas infelizmente só está disponível em inglês e vejo que muitos de meus amigos e leitores não possui fluência no idioma. Pensando nisso, selecionei aqui três vídeos facilmente encontrados no youtube (que eu mesmo experimentei nas últimas semanas) com a técnica de mindfullness.



Todos são bastante eficazes e funcionam para mim. Mas particularmente gostei mais do segundo e do terceiro, sendo o terceiro o meu preferido, até mesmo pela introdução, que explica bem o mindfullness, além de guiar a prática de forma bem simples e sem qualquer pressão, apesar de ser um pouco rápido para quem está começando.

Espero que todos tenham curtido o post, experimentem também os benefícios do mindfullness, compartilhem o post e indiquem a meditação para os amigos. Afinal, estamos todos precisando destes pequenos momentos de autodescoberta e retomada da consciência plena.

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